google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Your Name mostra a genialidade de Makoto Shinkai - Marcos Bossolon

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Your Name mostra a genialidade de Makoto Shinkai

Já faz um tempo que a comunidade Otaku e amantes de animes vêm elogiando muito o filme Your Name (Kimi no na wa) escrito e dirigido por Makoto Shinkai, um diretor já reconhecido na comunidade por suas obras incríveis como “O jardim das palavras” e “cinco centímetros por segundo”. O filme é de 2016, mas vem caindo nas graças do público até hoje principalmente por ter arrecadado cerca de U$355 milhões logo no primeiro ano de exibição. Com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme emociona, diverte e mostra a genialidade de Makoto Shinkai.



A premissa básica da história é sobre dois jovens que acordam no corpo um do outro. Sim, eu sei, já existem muitos filmes explorando esse mesmo clichê de troca de corpos, como “Sexta-feira muito louca” (Freak Friday) e o filme nacional “Se eu fosse você”. No entanto, considerar Your Name como uma versão japonesa desses filmes é uma injustiça sem igual. Shinkai consegue utilizar desse elemento de uma forma inovadora e emocionante transformando um clichê em uma obra de arte maravilhosa.
Mitsuha é uma jovem que vive numa pacata cidade tradicional no interior do Japão mas que por estar entediada com a vida no campo sonha em viver em uma cidade grande. Um dia, ao acordar, ela percebe que está no corpo de Taki, um jovem com uma vida movimentada de Toquio que além de estudar trabalha como garçom num restaurante. No início, ambos pensam em se tratar de um sonho, mas com o tempo, percebem que a troca de corpos ocorre de verdade. Aqui temos um grande diferencial na obra de Shinkai em relação aos demais filmes: Os protagonistas não se conhecem. Eles não são mãe e filha como em “sexta-feira muito louca”, tampouco marido e mulher como “Se eu fosse você”. São dois jovens desconhecidos que vivem distantes um do outro.
Outro diferencial que percebemos logo no inicio é que os protagonistas não trocam de corpo permanentemente até descobrirem como resolver o problema juntos. Em Your Name, Mitsuha e Taki trocam de corpos duas ou três vezes por semana o que muda muito na narrativa, já que eles começam a se comunicar através de diários e anotações nos celulares, estabelecendo regras e trabalhando juntos para não prejudicar a vida um do outro. Através dessas trocas, eles vão se conhecendo, e se aproximando. Do mesmo modo, o público cria simpatia pelos protagonistas facilmente a medida em que o filme explora melhor o cotidiano dos dois jovens.
Se você pensa que o filme giraria em torno desse romance o tempo todo você está enganado. Na metade do segundo ato temos um inesperado plot twist, mudando drasticamente o foco do filme acrescentando uma carga dramática incrível e até traz um pouco de suspense enquanto tentamos entender o que está acontecendo e como os protagonistas resolverão o problema. A partir de então o filme explora a temática de laços, tempo e destinos entrelaçados de uma forma interessante e intrigante, deixando-nos com o coração na mão e nos prendendo completamente à trama.

Com o decorrer da história o quebra-cabeças vai se encaixando ao mesmo tempo que nos fornece respostas amarrando muito bem cada ponta solta de modo que se tiver algum furo de roteiro é completamente irrelevante e não prejudica nem um pouco a experiência de quem assiste.
A história maravilhosa de Your Name não é o único ponto positivo do filme. A arte do desenho chama muito a atenção, mesclando traços utilizando a tecnologia atual junto com traços mais tradicionais de uma forma tão equilibrada que chega a ser um colírio para os olhos. A direção de arte da animação é incrível com panoramas visualmente belos e lindas paisagem. A dinâmica da arte mais tecnologicamente avançada com a mais tradicional serve como um acréscimo na história que também explora a correlação dos avanços urbanos com as tradições orientais e religiosas, duas coisas muito presentes na realidade atual do Japão.

Your name mostra a genialidade de Makoto Shinkai ao transformar um clichê barato em uma obra de arte encantadora. Mesmo quem não gosta de animações japonesas (ou animações em geral) deve dar uma chance para Your Name e se surpreender completamente.


Your Name está disponível na Netflix e é uma ótima recomendação para quem procura uma animação de qualidade. Veja abaixo, o trailer da animação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário